XVIII Congresso Ibero-Americano de Comunicação – IBERCOM 2023
XII Encuentro Nacional de Investigadores de la Comunicación/ABOIC
Tema central: Comunicação e Poder Político: Perspectivas em Debate
Data: 25 a 28 de outubro de 2023
Local de realização:
Universidad NUR, Santa Cruz de la Sierra – Bolívia
O lugar da Ibero-América como região no mundo parece ganhar reconhecimento e importância sob alguns pontos de vista estruturais e históricos. Mas isso não significa que suas profundas diferenças internas foram superadas; pelo contrário, elas se manifestam com maior força e relevância a cada dia. Dessas diferenças internas, que não são todas desigualdades, surge a necessidade de um debate entre posturas e propostas para a construção de acordos democráticos com vistas a superar contradições, conflitos e interferência na soberania dos povos.
A desigualdade econômica, a distribuição injusta de oportunidades entre os membros da sociedade, tem crescido nos últimos anos em todo o mundo, mas em uma região como a Ibero-americana, onde as desigualdades atingem níveis cada vez menos toleráveis, é um grande obstáculo para o estabelecimento de diálogos, debates, deliberações e identificações sociais básicas, ou seja, é uma deformação do exercício da política, das políticas econômicas e das políticas públicas nacionais e internacionais. E se as desigualdades geram e aprofundam vazios no entendimento mútuo e cooperação entre os cidadãos, governos e nações, a comunicação acaba se convertendo numa ferramenta de imposição do poder de uns sobre os outros ou, em seu extremo antidemocrático, de alguns sobre todos, embora idealmente seja imaginada como construtora de consenso. Os meios de comunicação e as plataformas e redes digitais desempenham importante papel nos processos de mediação e circulação de ideias e visões de mundo, especialmente, dos setores dominantes que detém o poder econômico, político e comunicacional, tanto do sentido de sua contribuição na difusão da informação fidedigna necessária quanto na disseminação da desinformação e manipulação da opinião pública nocivas aos princípios civilizatórios.
A função crítica da academia exige o contínuo fortalecimento e aguçamento de seus recursos teóricos e metodológicos para analisar e incidir com responsabilidade os exercícios da comunicação que ocorrem nas diversas escalas da vida social, em especial através dos meios de comunicação e plataformas digitais, sem pretender impor uma perspectiva única aos demais setores, como o única válida ou verdadeira. A função crítica da academia implica tanto o cultivo de propostas de interpretação aprofundada das realidades sociais e mediáticas, com capacidade de incorporar, com imaginação, as interpretações de outros agentes sociais, nacionais e estrangeiros. Compete às associações académicas internacionais apoiar e fomentar debates críticos e mutuamente respeitosos entre os que têm propostas divergentes de interpretação e intervenção sobre a realidade.
Com o tema central “Comunicação e poder político: perspectivas em debate”, o congresso pretende proporcionar o debate plural sobre as relações entre o exercício do poder político, meios de comunicação, especialmente, das tecnologias digitais e inteligência artificial frente à soberania comunicacional das nações. Também propõe dialogar sobre as especificidades comunicacionais e culturais nas visões que abordam a decolonialidade e outras propostas de mudança civilizatória, além de refletir sobre questões das interculturalidades e perspectivas comunicacionais para outros mundos possíveis.
O Congresso é organizado pela Associação Ibero-Americana de Investigadores de Comunicação (ASSIBERCOM) e pela Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación (ABOIC) em parceria com la Universidad NUR.
Em prol do desenvolvimento conhecimento e da ciência, a organização do congresso convida investigadores, professores e estudantes de pós-graduação a apresentarem trabalhos de pesquisa nas Divisões Temáticas Internacionais (DTIs). A inscrição de trabalhos será por meio de submissão de resumos expandidos segundo o eixo temático de cada DTIs da ASSIBERCOM.
Calendário:
20 de junho 31 de julho/23: Período para submissão dos resumos expandidos
20 de agosto/23: Divulgação dos resumos aprovados
31 de julho a 20 outubro/23: Inscrições
26 a 28 outubro/23: Realização do XVIII Congresso IBERCOM/ XII Encontro Nacional ABOIC
10 novembro a 20 dezembro/23 – Prazo para envio do texto completo para o livro eletrônico (e-book) do congresso
Normas para submissão de trabalhos
Línguas do congresso: Português e Espanhol.
Normas gerais para a submissão de propostas de comunicação:
A submissão de propostas de comunicação, numa das línguas do congresso, deve ser feita no sistema do congresso de 20 de junho a 31 de julho 2023, através do sítio https://sis.ibercom2023.org/login
Cada autor/a poderá apresentar uma comunicação individual e, eventualmente, uma segunda y uma terceira em coautoria de, no máximo, quatro pessoas. O trabalho deve ser original, não publicado previamente nem apresentado em outros eventos acadêmicos.
É requisito obrigatório que o/as autores/as possuam o grau de mestre ou de doutor/a, ou que sejam estudantes de mestrado ou de doutorado.
As comunicações devem ser inéditas e que acrescentem novo conhecimento às problemáticas temáticas das DTIs (ver abaixo).
As propostas inscritas serão selecionadas por uma equipe de coordenação formada por entre quatro e cinco pessoas em cada DTI.
O/as autores/as cujos trabalhos sejam aceites deverão apresentar a comunicação no congresso, pagando a respectiva taxa de inscrição. Também poderão enviar o texto completo da comunicação (calendário acima), para publicação em livro eletrônico com ISBN, após arbitragem. No caso de comunicações coletivas, pelo menos um dos autores da proposta de comunicação terá de participar no evento. Só serão emitidos certificados de participação e comunicação a investigadores que efetivamente participem no Congresso. O evento será presencial.
Normas de estilo a respeitar na submissão de propostas de comunicação:
Por favor, respeitar integralmente as normas de estilo seguintes na submissão de propostas de comunicação e usar o modelo disponibilizado para o efeito.
a) Documento em pdf. Utilize o template disponível no sítio do evento para o envio.
b) Letra Times New Roman, corpo 12 (toda a proposta), entrelinhado 1,5, justificado.
c) Incluir, por ordem, os seguintes elementos, com espaço simples, conforme template:
– Título da comunicação proposta
– Nome do autor/a
– Titulação, instituição a que pertence o autor, cidade, país e o e-mail em nota de rodapé.
[No caso de haver mais do que um autor, repetir a informação relativa a nome, instituição e e-mail, pela mesma ordem.]
– Resumo de 1.200 a 1.500 palavras, apresentando o tema, a problemática de pesquisa, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e conclusões.
– Palavras-chave: quatro, separadas por ponto.
_ O texto completo para constar do e-book (envio até 20 de dezembro) deverá ter entre 30 e 35 mil caracteres, contendo resumo de até 200 caracteres e quatro palavras-chave, respeitando o estilo acima para submissão, no formato de artigo científico. Use o template específico.
Divisões Temáticas Internacionais (DTIs):
DTI 1 – Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação
DTI 2 – Comunicação, Política e Economia Política
DTI 3 – Comunicação e Cidadania
DTI 4 – Educomunicação
DTI 5 – Comunicação e Identidades Culturais
DTI 6 – Comunicação e Cultura Digital
DTI 7 – Discursos e Estéticas da Comunicação
DTI 8 – Recepção e Consumos na Comunicação
DTI 9 – Estudos de Comunicação Organizacional
DTI 10 – Estudos de Televisão e Cinema
DTI 11 – Estudos de Rádio e Meios Sonoros
DTI 12 – Estudos de Jornalismo
DTI 13 – História da Comunicação e dos Meios
DTI 14 – Estudos de Folkcomunicação e Culturas Populares
Mais informações: https://ibercom2023.org/
E-mail para contato: contacto@ibercom2023.org